sexta-feira, 12 de março de 2010

Esse menino não tem PAI, não?

Outro dia, li o seguinte pensamento:
"Quando você educa um homem, você educa um indivíduo. 
Quando você educa uma mulher, você educa toda uma família".

Alguém quer, por favor, me dizer que isso foi um pesadelo e que na verdade nunca escreveram tal coisa, e menos ainda publicaram recentemente tal despropósito?!

O que significa esse emburrecimento (é emburrecimento mesmo, porque se alguém tivesse parado pra pensar, não teria dito e nem escrito uma coisa dessas)? Tudo bem, vai, que em um tempo não muito distante isso poderia fazer sentido e as pessoas pudessem pensar em achar isso o máximo. Mas hoje?

Quer dizer, então, que além de a mulher ser a responsável pela educação de toda a família - que pode ser até um uma coisa boa, um elogio -, o homem é um inútil, né, não serve pra nada além do quê, colocar dinheiro em casa?!

Isso tudo pode, no fim das contas, não fazer nem cócegas diante de aberrações machistas como "lugar de mulher é no tanque", mas é como uma outra aberração machista que diz: "esse menino sem educação não tem mãe, não?!". Me irritou! E me irritou mais ainda porque comentando com outra pessoa a minha irritação, essa me perguntou: "Uai, o que você entendeu sobre isso?". Expliquei, expliquei... "Ah, mas lá na minha casa quem educou a gente foi a minha mãe mesmo!". E só porque, um dia, lugar de mulher foi em casa, estamos fadadas a ficar presas lá pra sempre? 

Já foi o tempo em que menino sem educação era menino sem mãe. Hoje, quando vejo um caso de crime cometido por um menino, tenho é certeza que esse menino não tem é pai e, pelo contrário, tem é uma mãe que além de trabalhar o dia todo pra sustentá-lo, faz das tripas coração pra tentar fazer com que o menino tome um rumo na vida.

Pior foi ver que isso estava escrito em um livro educativo.

Machismo me irrita.
Perpetuação do machismo me irrita mais ainda.

Um comentário:

.: Tatiana Monteiro :. disse...

Fiquei de cá pensando... Na frase, nas sua colocações... E acho que discordo. UAhuahUhUAuHAuA
(juro que não é só pra te irritar)
Realmente, qdo falamos em filhos, pai e mãe são co-responsáveis, e em tudo, não só na educação. Mas acontece que certos papéis são "intrínsecos", eu diria, e não impostos pela sociedade (machista, sim). Homens e mulheres podem ser presidentes de nações. Homens e mulheres podem operar máquinas. Homens e mulheres podem ser taxistas, ganhar o Oscar de melhor diretor e até fazer lipoescultura. Mas SÓ a mulher pode gerar filhos. E, na minha humilde opinião, isso faz sim toda a diferença na ligação mãe-filho que pode ser estabelecida. "Mãe", sendo sinônimo de qualidade divina, reflete o sentido da expressão utilizada. Se alguém diz que fulano não tem mãe, é porque neste fulano falta mta coisa boa, como amor, compreensão, brandura, etc... inclusive a tal educação.